Paraolimpíadas

por Marcial Salaverry

Sem dúvida alguma, o esporte viveu momentos realmente grandiosos.
Inicialmente, a entrada dos atletas das duas Coréias, de mãos dadas, numa demonstração inequívoca de que o esporte supera quaisquer barreiras, desde que haja um mínimo de boa vontade. Só faltou, para completar, que também os atletas israelitas e árabes, entrassem igualmente de mãos dadas... só que aí, seria pedir demais. Quem sabe, se no futuro, se sobrar alguém... os sobreviventes o façam.
Depois, a entrada épica da enorme equipe do Timor Leste... Todos os 4 atletas, quase desmaiaram com a emoção proporcionada pela ovação com que foram recebidos pelos australianos. O estádio lotado, com todos de pé, recepcionando os 4 heróis. Foi comovente.
Depois, a demonstração de esportividade dada pelos brilhantes nadadores africanos, que mesmo no estilo "aprenda a nadar", cumpriram seu papel.
Como se não bastasse, o grande espetáculo apresentado pelos atletas paraolímpicos fechou com chave de ouro o que se pode chamar de MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA.
Dentro das Paraolimpíadas, um destaque especial para os atletas brasileiros que, mesmo sem apoio oficial nenhum (em comparação com os recursos utilizados com a equipe olímpica, e em particular, a de futebol). Não tiveram apoio oficial para treinamentos específicos, nem tempo hábil para tanto. A equipe foi montada no peito e na raça e trouxe resultados sensacionais.
Não tenham dúvidas de que os atletas de outros centros mais evoluídos, tiveram treinamentos específicos, direcionados para a Paraolimpíada, ao contrário dos nossos. Mesmo agora, com os resultados sensacionais obtidos... cadê as homenagens que eles tanto merecem? E as barrinhas de ouro que os atletas olímpicos receberam? Não que não tenham merecido... claro que mereceram... mas os grandes vitoriosos paraolímpicos também merecem.
Vamos lá, autoridades esportivas, acordem de seu sonho secular e vejam que nossos garbosos atletas paraolímpicos também existem... e quanta glória trouxeram para nós.
São, verdadeiramente, motivo de ORGULHO NACIONAL. Tenho dito. 

line1.gif (910 bytes)