Mazelas do futebol brasileiro

por Marcial Salaverry

Meio contra a vontade, vamos falar um pouco de futebol (se é que podemos chamar assim o que estamos vendo em campo atualmente).
Infelizmente o futebol brasileiro passa por um péssimo momento, a começar pela baixa qualidade do futebol apresentado por nossas equipes.
O porque dessa baixa qualidade é facilmente explicável, pois ela é proporcional ao baixo nível de nossos dirigentes esportivos, que governam os destinos das agremiações esportivas de uma maneira totalmente amadorista, completamente incompatível com os tempos atuais.
O exemplo nos é dado pela maneira profissional com que são dirigidas as grandes equipes do futebol mundial, e que por esse motivo estão sempre contratando todos os grandes jogadores sul-americanos, provocando assim a queda do futebol visto em nossos campos.
Se queremos ver os grandes jogadores brasileiros em ação, somos obrigados a procurar nas tevês, quais os jogos dos campeonatos europeus a serem transmitidos. Aliás, diga-se de passagem, vemos partidas muito mais bem disputadas pelos campeonatos europeus, do que em nossos campeonatos.
Foram criadas algumas CPI’s para apurar as causas dessa situação falimentar de nosso esporte favorito (ainda é), que estão tão perdidas nos meandros das mutretas existentes, que nem mesmo sabem por onde começar, tantas são as irregularidades denunciadas, envolvendo figuras até então consideradas de reputação ilibada, mas que se estão revelando altamente nocivas. São presidentes de clubes desviando dinheiro para "paraíso fiscal", são técnicos acusados de promover jogadores para uma "valorização do valor venal", são dirigentes que "escamoteiam" os valores reais das vendas de nossos jogadores (e haja "paraíso fiscal"), são empresários que, como verdadeiras aves de rapina, se apossam principalmente de jogadores jovens, e se locupletam com negociatas envolvendo clubes uruguaios e brasileiros, são empresários que, para facilitar uma negociação, adulteram datas de nascimento, falsificam passaportes, e sabe-se mais lá o que essas "ervas daninhas" fazem a dano de nossos esporte e de nossos atletas.
Esperamos que um dia tais criminosos sejam punidos. Milagres também acontecem...
Por outro lado, os campeonatos são sempre mal organizados. Dá-se preferência às necessidades políticas, do que ao esporte.
O que estão fazendo com o Campeonato Brasileiro, é risível. Um Campeonato que deveria ser disputado pela elite, pelos melhores clubes do País, sofre enxertos de todos os tipos, pelos mais diversos motivos.
A organização (?) do calendário anual é qualquer coisa de absurda. Os clubes começam a disputar campeonatos mais diversos. No final das contas, os jogadores ficam esgotados por terem que disputar uma infinidade de partidas e, na hora da decisão, nem sempre estão em suas melhores condições.
Isto se reflete também na Seleção Brasileira, que está proporcionando os mais inesquecíveis vexames, perdendo para equipes que jamais poderiam ter condições de sequer "apertar" uma partida. Os melhores jogadores chegam sem nenhuma vontade de jogar. E o resultado, é o que estamos vendo.
Para completar o vexame, só falta a Seleção Brasileira ficar de fora no próximo Mundial...
Quem viver verá...

line1.gif (910 bytes)