Velho Lobo

por Marcial Salaverry

Está completando 70 anos um dos maiores exemplos de pertinácia e força de vontade que já vi e conheci. Até nisso é teimoso. Numa idade em que maioria só se ocupa de seu joguinho de dominó, esse cidadão ainda bota a cara prá apanhar, e continuando a fazer aquilo que sempre fez, e fez muito bem, diga-se de passagem.
MARIO LOBO JORGE ZAGALO, é o nome da fera.
Desde que começou no futebol, sempre teve uma estrela especial guiando seus passos.
Sempre foi contestado, pois jogava como ponta recuado, numa época em que os pontas jogavam avançados.
Sua convocação para a Copa de 58 foi contestada pela Imprensa, pela torcida, e por quem mais falasse algo sobre futebol... Acontece que o titular Pepe, que era o grande nome da posição na época, se machucou... e o titular foi quem? Ele, Zagalo. E deu conta do recado. Foi um dos grandes nomes daquela grande Seleção (saudade dos tempos em que tínhamos uma Seleção Brasileira...).
Passaram-se 4 anos, chega a Copa de 62, no Chile... O nome para a ponta esquerda quem é? Pepe, claro. O que aconteceu? Pepe contundiu-se, claro. Quem jogou? Zagalo, claro. Novamente com grande destaque. O garoto sempre teve estrela.
Mais 4 anos, vem a Copa de 66. Nem Pepe e nem Zagalo. Resultado? Um prenúncio dos tempos atuais. Uma seleção que ninguém conhecia, e da qual ninguém se lembra mais.
Mais 4 anos... Copa de 70. O técnico da Seleção Brasileira é João Saldanha, que com muita competência consegue montar uma excelente Seleção Brasileira. Acontece que o temperamento de Saldanha faz com ele seja afastado da Seleção. Quem é chamado? Claro... só podia ser Zagalo, que com sua estrela enorme conquista o tricampeonato mundial. Só ele e Pelé podem se considerar legítimos tricampeões mundiais. Participaram das três Copas conquistadas pelo Brasil.
Na Copa de 74, estranhamente sua boa estrela falhou, e perdemos aquele jogo para a Holanda. Teria havido uma falha de comunicação com Alguém lá em cima? A mesma falha teria ocorrido novamente em 98, na França? Por que não foi feita a manutenção de seu sistema de ligação?
Claro que 1994 a comunicação não falhou... ou quem vocês pensam que desviou o chute do Baggio?
Grande Zagalo, Velho Lobo, envio-lhe os mais sinceros parabéns... Devo salientar que em todas suas conquistas, sempre tive que morder minha língua, pois sempre critiquei suas convocações. Julgo-me agora com o direito de dar-lhe um grande abraço, daqueles de estalar costelas... e principalmente me diga aqui baixinho... qual é o número de contato que lhe trouxe tanta sorte? Você sempre foi abençoado pela sorte, e continua sendo. Essa sua disposição e amor pela vida, amigo Lobo, é comovente. Ver a dedicação que vc dedica à sua profissão, amigo Lobo é super estimulante. Realmente, no seu caso, a idade é uma benção.
PARABÉNS MÁRIO LOBO JORGE ZAGALO.

line1.gif (910 bytes)