Crônicas Esportivas

por Marcial Salaverry

Esporte é coisa séria, e como tal deve ser tratado. O futebol é a grande paixão nacional, e está sendo muito mal tratado.
Dirigentes incompetentes e politiqueiros estão levando o futebol brasileiro ao caos total.
Procuraremos nesta coluna apontar os erros grosseiros que são cometidos por esses dirigentes de fancaria, e, mais do que os erros, as imoralidades praticadas em nome do esporte.
Nossos clubes, em sua grande maioria, são dirigidos de uma maneira passional e amadorística, o que se constitui num grande entrave para seu desenvolvimento.
Vivem falando em "copiar o modelo europeu" na maneira de jogar, quando deveriam copiar o modelo europeu no sistema profissional de dirigir os clubes.
Como exemplo de como não se deve dirigir uma agremiação esportiva, temos o Sr. Eurico Miranda, atual presidente do Vasco da Gama, clube de muitas glórias, que merecia melhor sorte do que ter essa pessoa como presidente. Com seus inúmeros desmandos, está arrastando a gloriosa agremiação esportiva para um "buraco negro" insondável.
Mas não vamos agora, falar dessa figura. Vamos abordar de uma maneira geral, a incompetência e o amadorismo com que são dirigidos quase todos os grandes clubes brasileiros, que estão sendo levados à bancarrota por seus dirigentes. São inúmeros os casos de clubes que estão falidos, pagando os salários de seus atletas com atrasos inaceitáveis. Agora que a coisa mudou de nome, deixaram de ser "caloteiros", para serem inadimplentes (soa mais bonito).
Enquanto as agremiações esportivas estão falidas, seus dirigentes compram mansões, carros de luxo, iates, etc. Isso está certo ?
Vamos falar também das negociatas envolvendo as vendas dos passes de nossos craques para o Exterior. Muita água suja rola por aí. Elevadas somas que desaparecem inexplicavelmente, e os dirigentes não querem de maneira nenhuma ter seu sigilo bancário quebrado... Por que ? Se não tem nada a temer, como argumentam, por que recusar a quebra do sigilo ? Quem não deve não teme...
Paralelamente a essa sujeira toda, também vamos comentar sobre a parte alegre de nosso esporte, as competições em si, os resultados, enfim não existe somente sujeira, também temos grandes vitórias e tristes derrotas.
Enfim, de uma maneira diferente, nos propomos a falar sobre ESPORTE.

line1.gif (910 bytes)