Essa tal de CPI...

por Daniel Seabra

Bom, ao que parece as tais C.P.I.s do futebol não vão dar em nada. Aliás, a exemplo de muitas coisas em nosso país, que também são investigadas e não dão em nada. Por que será que tantos são investigados e interrogados pelas C.P.I.s e no final são inocentados, não se provando nada contra eles? No futebol brasileiro existe muito rabo preso. Muitos desmandos. Muitos favores que foram concedidos em troca de outros favores. E no final, o futebol do Brasil que, já foi tão respeitado e temido mundo afora, passa a ser motivo de chacota mundial. Fora as derrotas históricas que, na maioria das vezes, ocorrem em função da bagunça generalizada. A CBF, que está entregue ao Deus dará, não se entende com os clubes europeus na hora das convocações, os clubes brasileiros não entram em um acordo sobre as datas de apresentação dos seus atletas à seleção. Além, é claro, das seleções muito mal convocadas. Mas esse é outro assunto.
As C.P.I.s que, teoricamente, deveriam ser sérias, vasculhando a fundo contas de clubes e, principalmente, de presidentes de clubes e federações, trabalha, trabalha e não acha nada. Ou será que acha? Bom, essa pergunta não cabe a mim responder. Se os fatos não estão sendo divulgados, alguma estranha está acontecendo. Pelo menos algumas provas importantes apareceram, e não podem, de forma alguma, serem ignoradas. A declaração do presidente da CBF, quando da gravação clandestina da Rádio Gaúcha, e até mesmo as denúncias, mais que claras, do excelente Globo Repórter merecem uma investigação minuciosa. Ou será que os nossos excelentíssimos senhores deputados irão deixar passar em branco a frase "se esse relatório for aprovado, nós estamos f..."? Será que essas C.P.I.s relacionadas ao futebol, ao invés de Comissão Parlamentar de Inquérito, vão se transformar em Comemos Pizza Inteira?
Uma das cenas mais ridículas dos últimos tempos foi o presidente do Flamengo, Edmundo Santos Silva, chorando ao depor na C.P.I., quando finalizou seu inflamado discurso. Será que alguém acreditou nesse "choro"? Olha, sinceramente, que eu saiba quando alguém chora, costuma sair lágrimas dos olhos dessa pessoa. No caso do presidente do Flamengo.....
E a que pontos nós chegamos, o presidente do clube de maior torcida em nosso país, depondo em uma C.P.I., acusado de desvio de verbas do Flamengo. Que coisa! O futebol em nosso país, virou mesmo uma casa de mãe de Joana. Entra quem quer, rouba quem quer, sai quem quer. Ninguém é punido, ninguém é afastado. E nós vamos nesse caminho, capengando rumo a mais uma Copa do Mundo. Ou não?

line1.gif (910 bytes)